quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

COMISSÃO DE VEREADORES FLAGRA ATERRO CLANDESTINO NO SANTO ANTÔNIO SAPEZEIRO

Vereadores observam lodo biológico jogado em canavial próximo ao Santo Antonio Sapezeiro

Após laudo técnico, parlamentares encaminharão denúncia a órgãos competentes

Os vereadores Carlos Fontes (DEM), Ademir José da Silva (PT), Antonio Carlos Ribeiro – Carlão Motorista (PDT) e José Aborihan Gonçalves – Zeca (PV), membros da Comissão Especial de Estudo para a elaboração do Código Municipal de Meio Ambiente, flagraram hoje (4) o despejo irregular de resíduos sólidos em uma propriedade rural, no bairro Santo Antônio Sapezeiro. Os parlamentares estavam acompanhados do presidente da Apasb (Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara), Paulo Bachim, do engenheiro sanitarista e gestor ambiental Vitor Coelho, além de membros do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), da Guarda Municipal.
      A visita foi efetuada após denúncia de irregularidades no despejo de resíduos químicos processados no local. De acordo com Fontes, presidente da Comissão, o material coletado pelos membros da Guarda Municipal será encaminhado para análise, para verificar se realmente existe algum componente químico entre os dejetos encontrados no canavial. Segundo ele, independentente de ser produto biológico ou não, o descarte naquela área provavelmente é irregular. De acordo com autorização da CETESB, a empresa Ceprol (Central de Processamento de Resíduos Ltda.) deveria encaminhar, após o procedimento de secagem, o lodo biológico produzido no local aos aterros sanitários localizados em Paulínia ou Cajamar.
      “Solicitamos um laudo técnico feito pelo especialista, que será encaminhado pela Comissão para os órgãos competentes: CETESB, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Polícia Florestal e Ministério Público, para que sejam tomadas as medidas cabíveis”, disse Fontes. Ele destacou ainda que, como primeiro trabalho do grupo, os resultados já estão aparecendo. “É um absurdo a empresa receber dinheiro de diversas cidades da região, para dar uma destinação adequada ao lodo biológico, e simplesmente fazer o descarte a céu aberto, em área imprópria do município”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails