segunda-feira, 24 de maio de 2010

SANTA BÁRBARA ENCERRA SEMANA DE COMBATE À PEDOFILIA COM EVENTO NA CÂMARA

Exame de diabetes


Medição de pressão arterial


Apresentação Coral Infantil Emanuel


Mesa das autoridades

Como parte do encerramento da Semana Municipal de Combate à Pedofilia, a Câmara de Santa Bárbara d’Oeste promoveu neste sábado (22) evento denominado “Pedofilia Não”, organizado pelo gabinete do vereador Carlos Fontes (DEM), autor da Lei Municipal nº 3.080, de 28 de abril de 2009, que instituiu a semana no município.
 Além de Fontes, estiveram prestigiando o evento, o presidente da Câmara, Anízio Tavares da Silva (DEM), vereadores Ducimar Cardoso, o Kadu Garçom (PR), José Antonio Aborihan Gonçalves, o Zeca (PV) e Danilo Godoy (PSDB), presidente do Copasbo (Conselho de Pastores), Francisco Matias e o representante do Conselho Tutelar, Antonio Carlos Vianna de Barros. Representantes do CREAS – Centro de Referência Especializado em Assistência Social e alunos dos cursos de Enfermagem, Pedagogia e Letras da Faculdade Anhanguera também participaram do evento.
O Coral Infantil Emanuel e o músico Giovanni Bonfim abrilhantaram o evento com apresentações para o público. Duas palestras foram ministradas durante o evento. A primeira foi proferida pelo capitão Humberto Alencar Ventura, comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Santa Bárbara, que abordou o tema “Ações policiais militares em ocorrências envolvendo menores vítimas de abusos sexuais”, e a segunda com a pedagoga Isabel Cristina Campos da Silva Ribeiro, que discorreu sobre o tema “Nenhum sucesso no mundo vale o fracasso no lar”. Dois vídeos abordando aspectos da pedofilia também foram exibidos no evento.
Antes dos debates, integrantes da torcida uniformizada Gaviões da Fiel de Santa Bárbara d’Oeste e Americana em parceria com a Associação dos Diabéticos de Santa Bárbara realizaram exames de glicemia para detecção de diabetes e medição da pressão arterial dos interessados.
Para o capitão Ventura, o pedófilo está literalmente ao lado das vítimas e a maioria desses crimes ocorre dentro ou próximo das casas das pessoas. “É na família que está a vacina contra a pedofilia”, afirmou o policial, acrescentando que na família desregrada é que está o ambiente propício para a prática desse mal. Ele contou que a maior dificuldade é a denúncia, ressaltando que algumas vezes mães são coniventes com a situação e não têm coragem de denunciar seus companheiros (padrastos) porque eles sustentam a família. “Quando o fato está ocorrendo ou acabou de acontecer, liguem para o telefone 190 da Polícia Militar para o encaminhamento legal e necessário”, recomendou, lembrando que a polícia combate as conseqüências e compete aos cidadãos dificultar o ambiente para que o pedófilo não tenha condições de agir, além de criar políticas públicas para combater este mal.
Além do número 100 (Disque Pedofilia) do governo federal, o policial informou o telefone 181 que pertence ao Núcleo São Paulo contra a Violência, que tem parceria com a Polícia Militar e é exclusivo e sigiloso.
Em sua palestra, a pedagoga Isabel Cristina lamentou que as famílias estão se extinguindo e chamou a atenção dos participantes para que tipo de sociedade está sendo construída. “Que tipo de famílias estamos construindo?”, perguntou. “As famílias estão se extinguindo, infelizmente. Temos que cuidar dos meninos para não ter que remendar os homens amanhã, porque vivemos numa sociedade deturpada, cheia de crueldade. Que possamos estar atentos para qual direção estão indo as famílias e as nossas crianças”, destacou.
O organizador do evento, vereador Carlos Fontes, afirmou que o evento atingiu as expectativas, ressaltando que as palestras foram muito esclarecedoras. “Não é porque terminou a Semana de Combate à Pedofilia que tudo terminou. O combate é constante e tenha certeza que Santa Bárbara d’Oeste também está unida contra a pedofilia”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails