sexta-feira, 27 de março de 2009

Projeto propõe nome de Brizola para nova escola do Santa Rita

Os vereadores Carlos Fontes (DEM) e kadu Garçom (PR) protocolaram na manhã de hoje (27) o Projeto de Lei 41/09 que dispõe sobre denominação da unidade escolar de CIEP “Leonel de Moura Brizola”, que está sendo construída entre as Ruas Guianazes, Camaiúras, Ismael Alves e Tupis, no Jardim Santa Rita de Cássia.
A propositura também foi assinada pelos demais parlamentares da Casa.
Na justificativa, Kadu e Fontes afirmam que esta unidade escolar será a maior da rede municipal e está sendo construída na área pública de 12.000 m². A Escola, que terá capacidade para atender 1.200 crianças em período integral, é uma antiga reivindicação dos moradores dos bairros da região sul da cidade e irá contar também com um Anfiteatro.
“Quanto ao homenageado, tem grande importância no cenário político nacional, sendo considerado o herdeiro político dos Presidentes Getúlio Vargas e João Goulart. Leonel Brizola foi uns dos mais destacados lideres nacionalistas do Brasil, ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul, onde iniciou sua carreira política, e do Rio de Janeiro onde fixou residência em meados da década de 60”, garantem.
Filho de camponeses pobres, Leonel Brizola estudou nas cidades de Passo Fundo e Viamão antes de ingressar no curso de Engenharia Civil, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde se formou em 1949. Na época, Brizola já tinha iniciado sua carreira política.
Dois anos depois de filiar-se ao PTB (1.945), foi eleito Deputado Estadual pelo Rio Grande do Sul. Em 1950, casou-se com Neuza Goulart, irmã do ex-presidente João Goulart, tendo como um dos padrinhos outro líder histórico do Brasil, Getulio Vargas.
Depois de perder a legenda do PTB, Brizola fundou o PDT, partido pelo qual foi eleito governador do Rio de Janeiro em 1983. Na antiga capital federal, a sua administração foi marcada pela criação de dezenas de Cieps, os centros integrados de educação, copiados por muitos políticos nos anos seguintes.

Em 1984, apoiou a campanha das Diretas-Já, um projeto derrotado do então deputado Dante de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails