quarta-feira, 10 de junho de 2009

FONTES PROPÕE CRIAÇÃO DE CAMPANHA DE ORIENTAÇÃO E PREVENÇÃO À MENINGITE

Carlos Fontes quer campanha de prevenção à meningite no município


O vereador Carlos Fontes (DEM) protocolou hoje o Projeto de Lei 56/09, que autoriza o Poder Executivo a instituir, no Município de Santa Bárbara d’Oeste, campanha permanente de orientação e prevenção da meningite à população em geral e, em especial, aos estudantes, professores, monitores e demais funcionários da rede municipal de ensino, incluindo creches e escolas de educação infantil municipais.
Segundo a propositura, os critérios a serem estabelecidos e as secretarias municipais que deverão fazer parte dessa campanha ficam sob responsabilidade da Administração Municipal. A regulamentação dessa lei, caso aprovada, deverá ser realizada pelo Executivo no prazo de 60 dias.
Em sua justificativa, o vereador afirma que é importante a realização de campanha de conscientização, devido ao fato de os sintomas da meningite serem facilmente confundidos com doenças de menor gravidade. Ele afirma ainda que a demora no atendimento e no início do tratamento com antibiótico aumentam muito o risco de o paciente morrer, por isso é necessários que as pessoas procurem por atendimento médico, realizem exames físicos completos e obtenham o diagnóstico precocemente.
A meningite é uma doença contagiosa que pode ser grave e que aparece e piora de repente. Dentre os diversos tipos da doença, os principais são: meningite viral e meningite bacteriana que, dependendo do tipo, pode ser fatal entre 10 e 20 por cento dos casos, além de causar seqüelas graves, como surdez ou lesões cerebrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails