segunda-feira, 10 de agosto de 2009

CÂMARA SEDIA PRIMEIRO EVENTO DA CAMPANHA CONTRA QUEIMADAS NO MUNICÍPIO

Vereador Carlos Fontes representou o presidente Anízio na Mesa Diretora
A Câmara de Santa Bárbara d’Oeste sediou ontem (10) a primeira reunião da Campanha Contra Queimadas na cidade, promovida pela Prefeitura e a RMPS (Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis). O evento é a primeira ação da parceria firmada entre o município e a Rede e reuniu autoridades e representantes de órgãos ligados ao Meio Ambiente. O Legislativo barbarense foi representado no encontro pelo 1º Secretário da Mesa Diretora, Carlos Fontes.
Fontes destacou que cerca de 5 milhões de hectares de terras agriculturáveis brasileiras estão ocupadas com o plantio de cana-de-açúcar, com tendências cada vez maiores de cultivo. Segundo ele, o setor sucroalcooleiro já é responsável por 6% do PIB nacional, com previsão de crescimento de 50% até 2010. Em contrapartida, mesmo com tantos investimentos e avanços tecnológicos, 80% da área plantada são queimadas anualmente para realização da colheita.
A coordenadora da RMPS, Ana Maria Girotti Sperandio, que abriu a cerimônia de ontem, parabenizou o município pela iniciativa. "Chegará hoje no Amazonas essa experiência de Santa Bárbara de combater as queimadas, um projeto que envolve praticamente todas as secretarias da Prefeitura em uma proposta única de políticas potencialmente saudáveis", destacou.
O diretor superintendente do DAE (Departamento de Água e Esgoto), João Augusto Giovanetti, destacou a preocupação com a qualidade do ar. “Nos meses de maio a dezembro (período da safra canavieira), a qualidade do ar é um sério problema de saúde pública”. A coordenadora da RMPS acrescentou que um levantamento feito pela Secretaria de Saúde revela que em uma semana foram registrados 350 atendimentos diários dos quais 25% eram doenças respiratórias.
Também participaram da cerimônia, os vereadores Kadu Garçom (PR), Danilo Godoy (PSDB), Joi Fornasari (PPS), Anízio Tavares da Silva (DEM) e Raimundo da Silva Sampaio (PSDB); o vice-prefeito, Luis Vanderlei Larguesa; os secretários municipais José Antônio Aborihan Gonçalves (Meio Ambiente), Antônio Salusitiano Filho (Controle Geral), Paulo Rodrigues Jodas (Segurança, Trânsito e Defesa Civil); e o ambientalista Paulo Bachin, presidente da Apasb - Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara d'Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails