quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

ESCÂNDALO EM SANTA BÁRBARA

Propinas vinham em caixas de bombons


Ex-funcionária da prefeitura afirma que secretária do prefeito Mario Heins recebeu o dinheiro no gabinete

ALESSANDRA SANTOS - SANTA BÁRBARA D’OESTE


O suposto pagamento de propinas feito por empresas à Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste ocorria de maneira diferenciada: em caixas de presentes e de bombons. A ex-funcionária pública Maraiza Domingues, contratada para cargo de confiança da prefeitura, afirmou em depoimento prestado ao promotor de Justiça, Jorge Hélio Gonçalves de Carvalho, que a entrega do dinheiro era feita em mãos para a secretária de administração, Ana Leone Paiva.

Para não levantar suspeitas, Maraiza disse que a propina passou a ser levada por João Carlos da Silva que, segundo o vice-prefeito Luis Vanderlei Larguesa (PT) e o ex-diretor do DAE (Departamento de Água e Esgotos) João Augusto Giovanetti, trata-se de um lobista ligado a empresas que têm contratos com a prefeitura.

Silva era encarregado de levar o dinheiro para o escritório do prefeito Mario Heins (PDT), localizado na Rua Camilo Castelo Branco, no Jardim Primavera. “No caso da empresa Consist BIS (Business Information Solutions), sei que eles mandaram o dinheiro em uma caixa de bombons. Eu estava na sala quando a Ana Leone levou um susto quando abriu a caixa. Ela não esperava que a propina fosse entregue daquela forma”, reforçou Maraiza durante depoimento.

A mesma empresa teria oferecido R$ 150 mil ao secretário de Meio Ambiente, Antonio Salustiano Filho, para o aditamento de um contrato. No depoimento, o secretário disse que chegou a “rir da cara do sujeito” que fez a proposta e disse que havia procurado “a pessoa errada”.

Em função das declarações que também foram prestadas ao Ministério Público, o secretário afirmou ao TodoDia que soube de “fontes seguras” que será demitido em janeiro por Mario Heins. A assessoria de imprensa da prefeitura informou que Salustiano Filho está em férias e que quando retornar ao trabalho Heins tomará uma decisão.

Salustiano Filho fez questão de afirmar que não é o autor das denúncias e que apenas prestou esclarecimentos ao Ministério Público, mas reforçou que confirmaria as acusações da mesma forma, independentemente de fazer parte da administração. “Não é porque participo do governo que vou me calar. E vou esperar ele (Heins) me demitir e vou exigir que ele explique o motivo. Não cometi nenhum crime. Estou desempenhando meu papel na administração e acho que estou a contento. Ele que me demita”, desafiou.

O secretário disse também que espera pela responsabilização civil e criminal de todos os envolvidos no escândalo. “Não elegemos uma quadrilha para fazer do Poder Público um balcão de negócios. Elegemos pessoas idôneas para gerir o município com respeito e amor”. Salustiano Filho está no governo desde o início do mandato de Mario Heins.

O TodoDia tentou contato telefônico com Ana Leone para falar das acusações, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Fonte: Jornal TodoDia - 30 de dezembro de 2010 - Página CIDADES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails