sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Ambientalista mostra nova área para construção do terminal local da Uniduto Logística S.A

Foto Cláudio Mariano

Uma visitação foi feita na manhã de hoje (19) por membros da Comissão Municipal de elaboração do Código de Meio Ambiente.

Uma nova área para construção do terminal local da Uniduto Logística S.A em Santa Bárbara d’Oeste foi sugerida pelo presidente da Apasb (Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara d’Oeste), Paulo Bachin. Uma visitação foi feita na manhã de hoje (19) por membros da Comissão Municipal de elaboração do Código de Meio Ambiente.

A área é rural, margeando a Rodovia Bandeirantes, sentido capital/interior, fica nas proximidades da Denso. “O local destinado para o terminal de transbordo está muito próximo do aterro sanitário, que emite gases. Na área sugerida também não seria preciso a reativação da linha férrea, no centro da cidade”, disse o ambientalista, que acompanhou os vereadores Carlos Fontes (DEM) e Danilo Godoy (PSDB).

O presidente da Comissão, o vereador democrata, aprovou a sugestão de Bachin e informou que uma moção de apelo será feita em busca da mudança, uma vez que o prazo para as alterações termina no dia 24.

“Temos pouco tempo para fazer algo e Prefeitura falhou no processo, pois deveria ter chamado a comunidade e os vereadores para definir o traçado. Vamos elaborar uma moção de apelo para argumentarmos com os dizeres do ambientalista Paulo Bachin para que eles mudem o traçado e que a construção seja feita nesta área visitada para preservação do meio ambiente”, afirmou Fontes.

Para o membro da Comissão, Danilo Godoy, a mudança de rota seria de grande porte. “Não queremos dentro da cidade o ponto do etanol. Não somos contra a entrada do produto, mas sim o local. Para cidade não seria o ideal, mas talvez para alguém”,comentou o tucano.

O local do terminal no município foi apresentado somente no dia 11 de novembro, em audiência promovida pela Uniduto Logística S.A, no Anfiteatro Municipal "Detinha Dagnoni ". Organizada para apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Projeto Uniduto, ela foi apresentada justamente pelo impasse.

Os motivos para a posição contrária da construção do terminal no local são os gases liberados pelo aterro e os impactos no trânsito na SP-306 (Luiz Ometto). Outra preocupação é com a possível reativação do ramal ferroviário pela ALL (América Latina Logística) cuja malha ferroviária passa dentro do município. Isso porque o terminal fica perto da linha férrea e seria mais um motivo para a ALL querer reativar a malha.

Fonte: SB Notícias



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