sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CARLOS FONTES, DANILO E JOI PARTICIPAM DE REUNIÃO NO DAE SOBRE CONSTRUÇÃO DE NOVA REPRESA

Parlamentares estiveram presentes em reunião no DAE a pedido de moradores dos bairros rurais Alambari e Olhos d'Água

Os vereadores Carlos Fontes (DEM), Danilo Godoy (PSDB) e José Luis Fornasari, o Joi (PPS), participaram hoje (28) de reunião no DAE (Departamento de Água e Esgoto), com a participação do diretor da autarquia, Kênio de Freitas, e de moradoras dos bairros rurais Olhos d’Água e Alambari. O encontro foi realizado a pedido das munícipes, que temem pelo alagamento de suas propriedades e residências, caso seja colocado em prática o projeto de construção de uma barragem naquela área, com capacidade de armazenamento de 30 bilhões de litros de água.
   Essa informação foi veiculada pela imprensa local recentemente e, segundo as moradoras, confirmada por servidores do DAE que realizam um estudo topográfico naquela área. De acordo com o engenheiro Kênio, responsável pela autarquia, o que existe até o momento é um estudo, um levantamento topográfico, para verificar a viabilidade de construção de uma barragem desse porte no município. “Ainda não existe nada definido, não sabemos nem se a vazão dos córregos existentes naquela região da cidade é suficiente para a criação da represa”, afirmou.
   O diretor do DAE destacou ainda que, antes da implantação do projeto, existem diversas etapas de um processo que inclui a realização de audiências públicas com moradores da área a ser inundada e obtenção de diversas licenças ambientais. “Também temos estudado alternativas de abastecimento para o município, que deve ter seu consumo ampliado devido à instalação de novas empresas e ao crescimento populacional nos próximos anos. Entre essas medidas, já fizemos, por exemplo, um pedido de outorga para captar água no rio Piracicaba”, explicou.
   Kênio ressaltou também que, caso seja necessária a
 desapropriação da área, os proprietários serão devidamente indenizados. Essa informação, no entanto, não tranquilizou as participantes da reunião, que alegaram ser inviável a desocupação do local em função do valor afetivo da área onde essas famílias vivem há gerações. Na próxima semana, acompanhado de engenheiros da autarquia, ele deve visitar esses bairros de chácaras, próximos à Usina Furlan, para que os moradores indiquem o local onde essa represa poderia ser construída sem afetar as famílias.
   Santa Bárbara d'Oeste conta hoje com três represas, que juntas armazenam sete bilhões de litros de água. A maior represa do município é a Areia Branc
 a, que ocupa área aproximada de 100 alqueires, armazenando 3,5 bilhões de litros de água. A segunda, em tamanho, é a São Luiz, com 40 alqueires e volume de 2 bilhões de litros. A terceira e menor delas é a de Cillo, com lâmina de água de 32 alqueires e capacidade de armazenamento de l,5 bilhão de litros. Até dezembro deve ser finalizado o projeto para construção da represa Araçariguama, e
 ntre as rodovias Luiz de Queiroz e Bandeirantes, em frente ao Conjunto Habitacional Roberto Romano, devendo armazenar 700 milhões de litros de água.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails