segunda-feira, 2 de março de 2009

FONTES PROPÕE PROGRAMA “MULHER AME O SEU CORAÇÃO”

É de autoria do vereador Carlos Fontes (DEM) o Projeto de Lei 24/2009 que autoriza o Poder Publico Municipal a instituir o Programa “Mulher Ame o seu Coração”, com objetivo de conscientizar a população feminina sobre a importância dos fatores de riscos e da prevenção das doenças cardiovasculares.

Pelo projeto, o programa será desenvolvido sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde, que poderá ativar ações conjuntas com outros órgãos da Administração Municipal, Estadual e Federal, bem como com a iniciativa privada, visando atender os objetivos do programa.

O Programa tem como principais objetivos: conscientizar a população, especialmente as mulheres, através da realização de palestras informativas sobre as doenças cardiovasculares, identificar os fatores de risco e ampla orientação.

Inicialmente sua aplicação ocorrerá nas dependências das Unidades Básicas de Saúde (UBS), no que se refere à identificação dos fatores de risco das doenças cardiovasculares, e em dependências públicas que possibilitem a realização de palestras e outros eventos sociais.

Para realização do programa será necessário o seguinte:
1. Elaboração de cronograma anual de atividades;
2. Parceria com instituições públicas e privadas;
3. Colaboração de voluntários;
4. Envolvimento da mídia local, ou seja, chamadas para caminhadas, feiras de saúde, palestra e eventos;
5. Conquistar patrocínio para os panfletos educativos, camisetas, brindes;
Ainda de acordo com o projeto, a cronograma anual consiste na organização e realização de palestras, feiras de saúde, a serem levadas a efeito nas empresas, nos sindicatos e associações e toda e qualquer entidade interessada.

Os responsáveis pelo programa poderão angariar patrocínios em espécie, que serão utilizados para confecção de panfletos, camisetas, brindes e outros acessórios que se façam necessários ou em materiais a serem utilizados.

Farão parte do cronograma anual:
I - Feiras da Saúde – Organizadas em Praças, Shopping Centers, Bairros, Templos Religiosos, Comunidades Carentes;
II - Palestras – Ministradas por especialistas junto às Associações de Bairros, Escolas, Empresas, Universidades, Templos Religiosos, Comunidade Carente e também nas Feiras da Saúde;
III - Caminhadas de Conscientização – Realizadas em áreas públicas que ofereçam condições à sua pratica das caminhadas;
IV - Eventos Sociais – Realização de jantares beneficentes, bazares, chás e outros, com o Objetivo de comercializar os produtos com o logo da campanha, cujos fundos arrecadados darão sustento ao Programa;
V - Orientação Nutricional – Ministrada em todos os eventos acima mencionados.
Em sua justificativa, Fontes afirma que a doença Cardiovascular é uma das principais causas de mortalidade nos homens e mulheres em países desenvolvidos e em desenvolvimento.

A atenção especial nos últimos tempos tem sido dada à cardiopatia no sexo feminino, em virtude da alta incidência da doença nessa camada da população, refletindo, principalmente, a mudança de comportamento, de hábitos, de estilo de vida a que a mulher se expôs.

A observação científica das doenças do coração apresentou peculiaridades e evolução própria da doença no sexo feminino do que acontece no sexo masculino.

A Ciência Cardiológica, até o início dos anos 90, privilegiava os estudos no sexo masculino, pois o pensamento corrente era que a doença acometia principalmente os homens. Esse comportamento gerou enormes prejuízos nos diagnósticos e tratamentos das mulheres, e somente nos meados da década passada começaram a identificar a mulher como portadora de risco”, pondera Fontes.

Ainda segundo ele, até nos dias atuais há uma tendência em valorizar medidas de prevenção de câncer ginecológico e se perguntarmos para as mulheres o que lhes causa maior medo, a resposta será a morte pelo câncer de mama, mas, no entanto, está cientificamente provado que o que mais mata as mulheres são as doenças do coração.

Estatísticas americanas recentes, graças ao avanço de diagnóstico e tratamento, mostram que uma em cada trinta mulheres morre por causa do câncer de mama, enquanto que uma em cada duas mulheres morre por causas Cardíacas.

“Trata-se, então, de corrigirmos através desta proposta, a visão que cada pessoa tem com relação a doenças cardíacas nas mulheres”, finaliza o vereador.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails