domingo, 20 de junho de 2010

Meio Ambiente: Problemas com lixo e entulho levam comissão

A Comissão de Estudos para Elaboração do Código Ambiental do Município, composta pelos vereadores Carlos Fontes (DEM), presidente, Danilo Godoy (PSDB), Antonio Carlos Ribeiro o Carlão Motorista (PDT) e José Luis Fornasari, o Joi (PPS) visitou ontem de manhã uma área da preservação permanente do Jardim Nova Conquista, onde moradores estão depositando lixo, móveis velhos e entulho e causando problemas para os vizinhos. A área fica na Rua Lázaro Pereira Rezende. Além da sujeira, uma das preocupações dos moradores é com focos de dengue resultante de água parada em alguns pontos, conforme afirmou o soldador Devair Lopes Agostinho que já contraiu dengue, assim como outras pessoas da sua família. Ele disse que a Prefeitura esteve na área mas limpou pela metade, roçando só uma parte do mato. “Roçaram a área do campo de futebol, mas deixaram o resto”, reclamou. Um dos pontos questionados pelos membros da Comissão fica atrás do Centro Comunitário do bairro.

O vereador Danilo Godoy, que recebeu a reclamação de moradores sobre supostas irregularidades ambientais no local e levou o problema à Comissão. Ele disse que nesse local, ao que parece, estão fazendo um aterro, o que não é permitido. “Havia um ecoponto no local do campo, mas foi retirado no ano passado e até agora não foi providenciado outro. Além disso, pelas informações dos moradores havia uma nascente nessa área onde está ocorrendo o aterramento”, disse o vereador.

Em visita anterior ao bairro, Danilo observou que na rua Belarmino Fernandes Pereira, onde antes havia uma nascente, foi despejado entulho e além disso, bueiros estão entupidos e dejetos estão sendo depositados no local.

O presidente da Comissão, Carlos Fontes disse que um relatório da situação será elaborado e encaminhado juntamente com um ofício para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, questionando o suposto aterramento de entulho, o Ecoponto e também a situação dessa área. “Também vamos reforçar outros pedidos feitos por vereadores como a elaboração de um projeto de reurbanização no bairro e recapeamento das ruas, com lombadas e sinalização.

“Tá Limpo” será iniciado no bairro

O secretário municipal de Obras e Serviços, Kênio Franklin de Freitas, que acumula a Secretaria de Meio Ambiente, informou que o projeto “Ta Limpo”, que consiste na coleta de materiais descartados pela população e no recolhimento de entulhos em áreas públicas, estará no Jardim Nova Conquista na próxima semana. A área reclamada pelos moradores, segundo o secretário, é um ponto crítico e de muito entulho.

Ele disse que a Prefeitura limpou, porém os moradores continuam jogando a sujeira, por isso a campanha educativa de conscientização estará no bairro e outros serviços já estão programados para execução nos próximos dias. Com relação ao Ecoponto, Kênio informou que será instalado um outro. “Estamos estudando outras áreas do bairro para instalação”, afirmou. Já a área atrás do Centro Comunitário, Freitas informou que não é um aterro e nem nascente. “Alí é uma vala para água de chuva. Não existe nascente’, afirmou.

Fonte: Jornao O Diário - Dia 20/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails