quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Estimativa da população de Santa Bárbara é questionada por vereadores

Segundo o IBGE, município possui 189.573 habitantes. Censo deve confirmar número

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou no último dia 14 estimativa da população dos 5.565 municípios brasileiros. O resultado mostrou que Santa Bárbara d’Oeste possui atualmente 189.573 habitantes e está em quarto lugar no ranking das cinco cidades da microrregião, à frente apenas de Nova Odessa (48.754). Em primeiro lugar está Sumaré (241.077), seguida por Hortolândia (205.856) e Americana (205.229). O dado divulgado, entretanto, é questionado por autoridades e munícipes, que acreditam que a população barbarense passe de 200 mil pessoas.

O vereador Carlos Fontes (DEM) apresentou no último dia 17 um requerimento à agência do IBGE de Americana questionando de que maneira foi feita e quais os critérios utilizados para chegar à estimativa divulgada. Ele debateu o assunto em plenário durante a sessão ordinária da última terça-feira. “Muitas pessoas dizem que a população da cidade já passou de 200 mil. Se isso realmente se confirmar, é importante que seja destacado, para que mais verbas venham para a cidade. Merecemos mais apoio por parte do poder público e o número da população parece que impede isso”.

Fontes disse que manteve contato com moradores da cidade que nunca foram entrevistados em pesquisas do instituto e considera que a situação deixa dúvidas em relação à veracidade dos números. “Conversei com pessoas que moram há mais de 20 anos em Santa Bárbara d’Oeste e nunca participaram de um censo populacional. Não estou duvidando do IBGE, de forma nenhuma, mas fica uma dúvida pairando no ar”.

Para Danilo Godoy (PSDB), é necessária de forma urgente uma nova recontagem populacional em Santa Bárbara d’Oeste para que a situação seja esclarecida. “Há muito tempo é questionável essa contagem do IBGE e questionada por vários políticos. Desde o início do ano estamos tentando uma recontagem. Pode não duvidar, mas também não estamos acreditando nesse número. É uma preocupação constante. Santa Bárbara precisa urgente de uma recontagem para esclarecer essa situação”.

Procurado pela reportagem do SBNotícias, o técnico do IBGE da agência de Americana Rubens Tadeu de Carvalho explicou que o último dado divulgado foi obtido através da taxa de crescimento anual do município. A taxa é conhecida através de uma média a cada censo de dez anos e aplicada à população de cada cidade anualmente. “A estimativa que foi divulgada é feita em cima de taxa de crescimento medida a cada censo. Fazemos isso durante as décadas para corrigir ou atualizar os números. Isso serve para todos os municípios do país e é feito pela central do IBGE, no Rio de Janeiro. Teremos um dado real com o censo de 2010”.

Ainda de acordo com Rubens, a agência do IBGE de Americana já realizou a divisão da região em setores para o censo do próximo ano. Entre outubro e novembro, a agência deve divulgar edital para contratação de supervisores para o censo. Já o recrutamento dos cenciadores – que realizam a pesquisa com a população – está previsto para março.

O capitão Humberto Alencar Ventura, capitão da 2ª Companhia de Polícia Militar, utilizou a tribuna livre da Câmara Municipal na última sessão ordinária e falou, entre outros assuntos, sobre a atuação da PM no município. De acordo com ele, o número atual de habitantes em Santa Bárbara impede que a cidade receba bases móveis, além dos membros da corporação perdem um acréscimo de R$ 200 no salário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails