quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Apasb alerta para assoreamento de lagoa do Acampamento Presbiteriano

A lagoa do Acampamento Presbiteriano, localizada no bairro Vista Alegre, há algum tempo está tomada por uma vegetação formada por aguapés e taboa. A cena deixa indignadas as pessoas que conheceram o local antes do problema. Só que o que não é visível preocupa ainda mais o diretor de pesquisa da Apasb (Associação Pró-Ambiente de Santa Bárbara), Nilton Costa, que alerta para o assoreamento da represa por terra vinda de uma erosão, conhecida como voçoroca, um pouco mais acima, que atingiu a linha do trem, nas proximidades da Rua Euclides da Cunha, no bairro Jardim Paraíso. Isso porque diz que a lagoa está sendo seca com a terra. A situação foi mostrada ontem pelo ambientalista para os vereadores Carlos Fontes (DEM), Joi Fornasari (PPS) e Ademir da Silva (PT). O presidente da Câmara, Anízio Tavares, enviou um assessor para representá-lo. Outra condição do local mostrada pelo diretor de pesquisa foi a grande quantidade de entulhos e lixo jogados em várias partes da área ao redor da lagoa. No momento da visita dos vereadores ao problema foi possível flagrar um munícipe descartando entulhos na região. Nilton relatou que a erosão tem aumentado mais intensamente de outubro do ano passado para cá. Para ele, é possível reverter à situação, porém medidas devem ser tomadas rapidamente. Observou que o custo para resolver o caso deverá ser alto, mas acredita que será mais alto ainda se não for resolvido logo, pois a voçoroca poderá atingir uma rua nas proximidades. Falou ainda que a região é formada por várias nascentes, que devem ser preservadas. O proprietário de um comércio, Hugo Luis Peressim, falou que na administração passada fez o pedido para a limpeza da lagoa. No entanto, recebeu como resposta que se trata de uma área particular. Ele lembrou que antigamente a área da lagoa era utilizada por pescadores, que iam passar alguns momentos de lazer no local. O vereador Ademir da Silva (PT) falou que irão fazer um requerimento e encaminhar para vários setores públicos para que providências sejam tomadas em relação à limpeza da lagoa e para sanar o problema da erosão. Ele disse que a situação é preocupante porque a erosão tem aumentado e foi possível observar pessoas passando pela linha do trem suspensa e ouviram relatos de moradores de acidentes no local. Acrescentou que a represa está em propriedade particular, porém, as nascentes são do município. O vereador Joi Fornasari no início de fevereiro já tinha feito também um requerimento pedindo providências quanto a possibilidade da limpeza da lagoa.

2 comentários:

  1. AGUAPÉ não é PRAGA ! ! ! ! ! ! ! !

    Orientações da Equipe Brasileira do AGUAPÉ

    Prezados Senhores (as): este breve comentário tem por objetivo induzir e / ou provocar a inicialização das discussões, pois a maioria dos Cidadãos Brasileiros, ainda, não se habituaram a discutir o que temos a realizar para Equacionar um número imenso de Problemas que a Sociedade Brasileira & Humanidade estão vivenciando. Nesta oportunidade viso apenas incentivar os nossos Cidadãos Brasileiros a tomar a iniciativa e participar das importantes discussões, pois estou certo que muitos que se julgam despreparados tem potencial para apresentar fatos, experiências, preocupações diversas, entre outros fatores que considero importantes para o que temos à CONSTRUIR, através da SOMA de ESFORÇOS.

    Tudo que vier a ser apresentado serão Bem Vindo porque contribuirão para que possamos definir o Melhor Caminho para O Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do Brasil, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    Na medida que os Cidadãos Brasileiros tomarem a iniciativa para postar cada um dos seus comentários, vou, na medida do possível, participar e / ou interceder principalmente para ajudá-lo a melhor compreender e / ou entender os assuntos em discussão. Jamais vou questionar o que outro Cidadão Brasileiro vier a apresentar, pois estou nessa LUTA para construir algo que seja bom & duradouro para a Sociedade Brasileira & Humanidade, certo que todos os Colaboradores CRESCERÃO junto COMIGO, através da UNIÃO.

    Se o Cidadão Brasileiro se interessar em participar e / ou colaborar nessa LUTA acesse a matéria que foi disponibilizado na internet, através do link que segue.

    http://www.agenciaamazonia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=459:planta-da-amazonia-ajuda-na-despoluicao&catid=1:noticias&Itemid=316

    Caso apresente interesse por mais informações entre em contato com a Equipe BR do AGUAPÉ, através do e-mail: missao.tanizaki@agricultura.gov.br .




    Um Abraço Fraterno a VOCÊ & Membro / Colaborador (ou pretendente),


    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com.br (NOVO)

    Equipe BR do AGUAPÉ

    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    ResponderExcluir
  2. VEREADORES deste BRASIL & AGUAPÉ

    As Prefeituras podem Produzir & Industrializar o AGUAPÉ e vendê-los a Preço de Custo, visando Reduzir os Custos da Produção Agropecuária, em especial a ORGÂNICA – é uma Política de ESTADO que induzirá o Desenvolvimento SOCIAL & Econômico do seu MUNICÍPIO, de FATO, SUSTENTÁVEL.

    Uma iniciativa nessa direção será de Extrema Importância para a Sociedade Brasileira – mais informações faça contato com a Equipe BR do AGUAPÉ.


    Observação: Os Trabalhos sobre o AGUAPÉ podem ser acessados em diversos “SITES” e / ou “Blogs” – vide alguns deles, através dos Link’s que seguem abaixo.

    1 - http://www.agenciaamazonia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=459:planta-da-amazonia-ajuda-na-despoluicao&catid=1:noticias&Itemid=316

    2 - http://www.gentedeopiniao.com.br/ler_noticias.php?codigo=56093

    3 - http://blogln.ning.com/photo/albums/olhem-para-o-aguape ou http://blogln.ning.com/photo/olhem-para-o-aguape-2

    4 - http://74.125.113.132/search?q=cache:PlG2HNdLOicJ:www.luisnassif.com/profiles/blogs/pais-precisa-aprender-a-usar-o+%22*nassif*%22%22aguap%C3%A9*%22&cd=3&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br


    Seja UM EXEMPLO: VOCÊ pode / deve ao menos tentar e para chegar lá basta seguir o que segue.

    1 - Almeje & Lute por Melhorias, em Qualidade Vida

    2 - Na medida do possível não deixe de Preparar & Apresentar as suas manifestações (Comentários & Sugestões), inclusive, quando for o caso, seus Relatos & Experiências

    3 - Procure estar em DIA, com seus Deveres & Obrigações, perante a Sociedade Brasileira, em especial seus Filhos & Futuras Gerações.

    4 - Toda IDÉIA NOVA e / ou ANTIGA que possam contribuir com a Equipe BR do AGUAPÉ serão BEM VINDAS – não tenha receio, pois é “ERRANDO” que poderá aprender a acertar & contribuir com essa & outras importantes LUTAS.


    PÁGINAS INTERESSANTES:
    |Mundo Estranho| |Viver SUSTENTÁVEL| |Nosso Futuro Comum| |Sabedoria incomum| | | | | |



    Um Abraço Fraterno a VOCÊ que LUTA
    e que pode se tornar
    Um EXEMPLO aos Cidadãos Brasileiros,


    MISSAO TANIZAKI
    Fiscal Federal Agropecuário
    Bacharel em Química
    missao.tanizaki@agricultura.gov.br (Com Problemas)
    missao.tanizaki@gmail.com (NOVO)
    Equipe BR do AGUAPÉ
    TUDO POR UM BRASIL & MUNDO MELHOR

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails